Moradores destacam iniciativa da Câmara de Vereadores de São João Batista após sessões comunitárias em quatro regionais

A Câmara de Vereadores concluiu, neste sábado (25), no povoado Guaribal, a realização das sessões comunitárias em vários povoados do município de São João Batista em 2023. Foram quatro escutas, onde os moradores aprovaram a iniciativa e puderam apresentar demandas, cobrar ações e ouvir os projetos e o trabalho dos parlamentares. Um relatório está sendo produzido para ser entregue aos órgãos competentes.

Sob o comando do chefe da Casa Legislativa, vereador Chico de Nhozinho, e a presença de nove parlamentares, a sessão contou com a participação de professores, lideranças comunitárias, agentes de saúde, líderes religiosos e os moradores, que foram cobrar investimentos em setores como infraestrutura, segurança, educação, saúde, assistência social, transporte e mais investimentos públicos da prefeitura.

Entre as demandas estão a recuperação da escola, da estrada e do poço do povoado, além da diminuição dos impostos de energia elétrica, reforço policial, fim do multisseriado nas escolas, ajuda para a construção da capela e abastecimento de água. Eles aprovaram a iniciativa de ouvir a população. “É a primeira vez que vejo isso acontecer, onde os vereadores chegam até a nossa comunidade e ouvem as nossas reivindicações”, declarou Matias Santos, liderança da região.

A jovem Amanda Santos, que representou a juventude do povoado Guaribal, elencou diversas demandas, entre elas o reforço na segurança pública. “Eu sou jovem, preciso me deslocar para a sede ou para outras localidades e não posso, pois a segurança pública de nossa região e de toda a nossa cidade é precária. Nossa juventude está sendo tomada pelas drogas e não há uma ação dos governos para enfrentar esses problemas”, comentou a líder juvenil.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, foram quatro sessões realizadas nos povoados de São João Batista e que um relatório será feito e entregues ao Poder Executivo, Ministério Público, Forças de Segurança e demais órgãos dos poderes constituídos. “Com essa do povoado Guaribal concluímos um total de quatro sessões e fizemos o nosso papel, de que ouvir a comunidade, propor as soluções e cobrar que os moradores tenham uma resposta. E isso nós vamos cobrar, vamos fazer com que a voz das comunidades sejam ouvidas”, concluiu Chico de Nhozinho.

As sessões

Ao todo, foram realizadas sessões comunitárias em quatro regionais, desde agosto, nos povoados de Olinda dos Aranhas, Santa Rita, Quiá e Guaribal. Elas são divididas em quatro etapas, sendo a primeira o processo de escuta dos moradores; a segunda com a fala de todos os vereadores presentes; a terceira com a fala de dois representantes da comunidade, e por fim, a fala dos líderes da Oposição e Situação.

Esse tipo de iniciativa da Câmara Municipal não acontecia há quase 20 anos em São João Batista. “É um marco histórico do parlamento joanino, que se desloca de sua sede e vai ouvir a população, saber de suas inquietações e reivindicações. Ouvimos muitas sugestões e vamos levar até o conhecimento de quem pode resolver, que é o Poder Executivo”, concluiu Chico de Nhozinho agradecendo a participação dos demais vereadores, moradores, Guarda Municipal, Polícia Militar e demais parceiros.